organizando os ingredientes

Este blog é escrito por Roberta Dutra. Nasci em Belém do Pará e passei maior parte da vida no Ceará, me mudei algumas vezes, viajei pelo mundo outras tantas e atualmente moro em Santa Catarina. Cresci em família grande, com muitos primos, primas, tios, tias e mais uns tantos agregados das mais variadas espécies. Tive uma infância plena e feliz e hoje, embora seguindo feliz, sofro muito de saudade. Registro aqui algumas impressões peculiares sobre a vida e seus desdobramentos, sobre o cotidiano e alguns tantos textos escritos para algumas pessoas em particular que exerceram e ainda exercem grande influência na minha vida, além de fazerem parte das minhas melhores lembranças, é claro! Não tenho grandes pretenções literárias, gramaticais nem sequer ortográficas, mas escrevo com muito amor, que é o que todo mundo precisa. Resumindo, mantenho o blog como meio de comunicação entre amigos e famíla distante e possíveis interessados. Entre e fique a vontade...

be my guest!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

chega de saudade!








Esses dias estava olhando uma lua cheia e pra variar liguei de madrugada pros meus Xuxus. Tudo bem que nao eh a melhor coisa do mundo receber uma ligacao na madrugada de domingo pra segunda, mas o sentimento era tao urgente que tive que ligar... Liguei pra contar as novidades, as lamurias, os planos, as amenidades, os ais, e pra ouvir a voz dos meus amores.

Na verdade liguei mesmo pq ja tava na 5ª taça de vinho verde, o preferido da Nath, e pq escrevi meu primeiro poema. Acho que estava deveras saudosa, olhei de novo as fotos do(s) carnaval(ais), de uns tantos churrascos, de uns tantos sambas, de algumas varias tardes de tequila e de uns tantos anos incríveis... vi as fotos da filha da Carlinha que eu nao vi nascer, da barriga da Kaka que eu tambem nao estou perto pra acompanhar nas consultas e nem na montagem do enxoval e que provavelmente tambem nao estarei por perto quando minha Leticia nascer e fiquei com o coracao apertado e tao pequeno que quase fiquei sem ar.

É, saudade de amigo é mesmo assim, é não se bastar mais, é depender de alguém pra continuar sendo. Ë depender de alguém até pra deixar de ser. Ë uma experiencia que não termina de terminar. É a sensacao de que posso me perder longe do que ja fui com eles. Ë agir solitaria no plural pq saudade é a soma daquilo que não somos quando o outro se afasta e daquilo que somos quando o outro está junto. É a certeza da minha insuficiência. E isolada tenho a sensacao de que não estou inteira! Carpinejando...

Enfim, liguei pra declamar minha poesia, mas como ainda estava incompleta, e quiça ainda esteja, preferi deixar pra depois. Ia entrega-la em mãos mas não me contive, escrevo aqui minha primeira poesia temporariamente acabada, que fiz pros meus Xuxus (Ariane e Rodrigo), pessoas sem as quais não conseguiria sequer enxergar meu reflexo no espelho. Pra Nath e Carlinha, meus eternos furacões, e pras minhas eternas-branquelas-anjos-da-guarda Beta Aline, Thethe e Kaká. E pra Jessica, antes que role o ciume! hehehe

Não escrevo por generosidade, pelo contrario, escrevo por profundo egoismo, porque nao quero que meus amigos se distanciem para que nao descubram minha desimportancia. No fundo, é o medo de que a nossa companhia não sinta saudade. Escrevo porque dependo de voces ate pra respirar e escrevo hoje porque amanha ninguem sabe, pena mesmo seria esperar em vão!

LINGER

Amo-te assim, muito e amiude
sem justificativa e com todos os motivos
pela correspondencia dos sentidos
e pela vida a pulsar dentro das minhas lembrancas

Amo-te pelos nosso horizontes inatingidos
pelos sons, pelas cores e pela tua voz
por ver-te florir mesmo onde o sol nao vai

Amo-te assim, muito e amiude
para que o tempo da paixao nao mude
pra que o sonho viva da certeja
para que possamos cantar o amor antes que o amor acabe
e para que se una o verbo a natureza

Imagem tua que compuz serena
como passou o tempo
e como mudou a poesia.
E de tanta saudade
eu me despedaco em vao contra o infinito
pra escutar o silencio onde o silencio dorme

Quantos caminhos ainda nao fizemos juntos?
como o teu rosto nao mudou...
Quantos destes caminhos ainda estao por vir?
mas nenhuma pessoa eh lugar de repouso

Eh fico soh, bem aqui,
ao sul de lugar nenhum
sentindo-me pobre e triste como Jó.
Bem assim, muito e amiude
sem metrica e sem rima
soh assim, muito e amiude...

Because i wouldn’t let it fade, because i have to let it linger...

Como diria CFA, tradutor de minh’álma: “Tenho amigos tão bonitos. Ninguém suspeita, mas sou uma pessoa muito rica”.

Contando os segundos para reve-los em sampa e no rio e em brasilia e onde mais for necessario...

CHE-GA DE SAUDADE!

6 comentários:

  1. ai meu deus, chega logo sexta feira! to na contagem regressiva ja!
    to nem acreditando q vou te ver, e a beta e a JEEEEEEEEESSICA! e o dani e o primo do dani... hehehehehe
    to numa ansiedade soh! com uma saudade desmedida de vcs e do rio e de nos todas juntas e do lapa40 e da lapa e de tudo... aiii, chega logo sexta feira!

    ResponderExcluir
  2. Minha linda que homenagem belíssima! Que sentimento perfeito. Se me pedissem para descrever a amizade e a saudade que eu tb fui obrigada a conviver c ela, viria até aqui copiaria e colaria rsssss.... saiba que o sentimento é bilateral, aliás multilateral. Todos temos um carinho enorme pela pessoa que vc é, pela alegria que contagia, pelo apoio incondicional. Dizem que o poeta que sofre fica mais inspirado. A saudade te deu essa inspiração belíssima e que encheu o coração de teus "xuxus" de alegria.
    Amo-te querida, aqui, aí ou na china. bjus mil.
    Kaká

    ResponderExcluir
  3. ai meu Deus! parem de me fazer chorar ja! li o comentario da carlinha no face e quase me rasguei tb...
    mas prometo q vou a fortaleza qdo a leticia nascer! prometo de verdade!
    amo-te!
    bj bj

    ResponderExcluir
  4. Amiga, minha querida... é mesmo assim você, o tempo passa e você parece que consegue descrever os sentimentos e descrever certas verdades que seriam impensadas para nós, simples mortais. É assim mesmo que se vê um amigo, como algo mais do que terreno, asssim, muito mais espiritual, que está perto, mesmo estando longe. Você é assim... Bjs com a promessa a ser cumprida de que vou te visitar, breve e o quanto antes. AMO!!!

    ResponderExcluir
  5. Nath, to esperando tua visita ha mais de um ano e tu soh quer saber de Rodrigo, e eh pq eu ja falei que venha os 2 logo pra ver se a visita sai... hehehehe
    morro de saudade de tu e to em divida com as ligacoes, eu sei, mas aki to sempre na correria monstra, mas sempre lembrando de vcs!
    bjao bem grandao lembrando que minha casa ta sempre de portas e janelas abertas p vc!

    ResponderExcluir